sábado, 13 de junho de 2015

A propósito da polémica dos caracóis.

A propósito da polémica dos caracóis.

Comecei a pensar em tudo o que comemos e que não coloque em risco a vida de outro ser (animal ou vegetal), e deparei-me com o conceito nada novo de cadeia alimentar. Por momentos fiquei com dúvidas sobre o conceito. E fui rever a matéria dada consultado a Wikipédia... muito mais rápido e moderno que uma vulgar e pesada enciclopédia de papel.

"A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.

Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor), não sendo reaproveitável. A energia tem portanto um percurso acíclico obrigatoriamente dependente da energia do Sol. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia.


A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas e algas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias)." Fonte Wikipédia

Decidi então mudar de filo e passar a ser um fungo (são decompositores)! Pareceu-me uma boa solução perante a impossibilidade de enquanto ser humana não comer outros seres vivos... nós as pessoas humanas e as outras também, estaremos sempre no topo da cadeia alimentar enquanto super predador (até ao dia em que der de caras com um tubarão, ou crocodilo... ai lá se esvai o estatuto entre os dentes do bicharoco).

Ora um fungo.. leveduras são fungos e já me imaginava a conviver com os meus amigos fungos num barril de cerveja ou pipo de vinho, respeitando a natureza e destruindo fígados de seres humanos..Ups até os fungos são perniciosos! Para complicar alguém me lembrou que o e pé de Atleta ou Tinea pedis (o latim fica sempre em, dá um ar erudito) é um fungo ... e lá se foi o glamour!

Então percebi que o marisco com frequência é cozido ainda vivo, o peixe morre asfixiado após ser pescado, e nem consigo imaginar o que se passará nos matadouros e aviários!

Talvez vegetariana.. mas não é que saiu um estudo a referir que as plantas sentem dor. Já estou a ver a mesma malta que agora saiu em defesa dos caracóis com um slogan: Gostava que lhe arrancassem um braço! Junto a cada árvore de fruto! Se o assunto fossem batatas, será mais: Gostava que lhe arrancassem um pé! Nem sei como serão os slogans para as alfaces, couves, tomates pepinos, melões, amêndoas, e demais elementos do mundo vegetal!

Desesperada saí de casa e fui a um Minipreço comprar "crepes dentelle" , deliciosos, chocolate negro e bolacha estaladiça...

A medo abri a caixa de cartão, enquanto antevia os gritos alucinados de alguém a dizer se eu gostaria de ser pinheiro e transformado em caixa... ou, o chocolate é feito de cacau (espero bem que seja) e se já imaginei a dor que infligiram ao cacaueiro ao arrancarem os grãos de cacau.... volto a olhar para o me pacote. ainda ninguém gritou... Lá se foram as bolachas de chocolate... e agora sou eu que vou gritar com a balança!

Sem comentários:

Enviar um comentário